terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Gentiliza

José Datrino nasceu em Cafelândia, São Paulo, no dia 11 de abril de 1917. Era de família humilde e desde criança ajudava no campo, no gado e na venda de lenha. Mas havia algo que o diferenciava de seus onze irmãos, por volta dos treze anos de idade, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de construir sua família e adquirir bens, deixaria tudo em prol de seu destino.


No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo
"Gran Circus Norte-Americano" que tirou a vida de pelo menos 350 pessoas, a maioria crianças.
Na antevéspera de natal, seis dias após o incêndio, José acordou alegando ter ouvido vozes que o mandavam largar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. Então, pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas que um dia foram palco de tantas alegrias e também de muita tristeza.

Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá ele mostrou para as pessoas o real significado das palavras agradecido e gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. E daquele dia em diante, passou a se chamar ''José Agradecido'' ou ''Profeta Gentileza''.

Após deixar o local que foi denominado "Paraíso Gentileza", o profeta começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade.
Era visto nas ruas, nas praças, nas barcas de travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".
A partir de 1980 escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa estenção de aproximadamente 1,5 Km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo críticas do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.

Em 28 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu.
Com o decorrer dos anos os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismos, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. A eliminação da inscrições foi criticada e posteriormente com a ajuda da prefeitura do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo de restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999 e em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.

Gentileza foi interpretado em participação especial pelo ator Paulo José, na novela Caminho das Índias, exibida pela Rede Globo de janeiro a setembro de 2009 e também foi homenageado na música pelo cantor Gonzaguinha, nos anos 80 e também pela cantora Marisa Monte, nos anos 90. As duas canções levam o nome Gentileza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário